
Em entrevista aos jornalistas Thiago Varella e Elias Aredes, Lourival falou sobre o momento atual do sindicalismo brasileiro e sobre o histórico de conquistas da categoria bancária, bem como a importância das campanhas para novos associados em defesa dos trabalhadores.
Abordou também os perigos da automatização sem limites no ramo financeiro e consequências como fechamento de agências, demissões e até mesmo falta de atendimento humano para a sociedade, além de ter destacado a importância dos Sindicatos além do “trabalho”, atuando na construção de uma sociedade mais justa.
“Uma coisa importante que nós estamos discutindo é como ser um movimento sindical atuante que questiona, não exclusivamente o trabalho em si, mas também qual estado que nós queremos? Qual o modelo de estado e qual a sociedade que a gente quer? O desafio é ultrapassar o pensamento de que o Sindicato só luta pelo salário, pela condição do trabalho, e ser um aliado nas causas que são de todos”.
O discurso de Lourival reafirma a luta do movimento sindical por uma sociedade democrática e recorda o quanto isso foi ameaçado na tentativa de golpe de 08 de janeiro.
A entrevista está disponível na íntegra no Youtube da Brasil (clique aqui) – começa no vídeo no minuto 22’30s.