
Dados divulgados pelo Incra apontam que o câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo, tanto em países em desenvolvimento quanto em países desenvolvidos.
Cerca de 2,3 milhões de casos novos foram estimados para o ano de 2020 em todo o mundo, o que representa cerca de 24,5% de todos os tipos de neoplasias diagnosticadas nas mulheres.
No Brasil, estima-se 73.610 casos novos de câncer de mama em 2023, com um risco estimado de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres.
O câncer de mama também ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer entre as mulheres no Brasil, com taxa de mortalidade ajustada por idade, pela população mundial, para 2021, de 11,71/100 mil (18.139 óbitos).
Por isso, seguiremos em alerta, conscientes de que a prevenção (através de exames); o diagnóstico precoce e a informação sobre a doença são ferramentas estratégicas para salvar vidas.
Campanha começou nos Estados Unidos
O Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização para a detecção precoce do câncer de mama, criado no início da década de 1990, quando o símbolo da prevenção ao câncer de mama — o laço cor-de-rosa — foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure.
Na ocasião, ele foi distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York (EUA) e, desde então, promovida anualmente. O Brasil e demais países do mundo também aderiram à campanha que, desde então, vem ajudando mulheres não só com o diagnóstico mas no enfrentamento da doença e seus impactos emocionais para as pacientes.
