
A mudança permitirá o aumento do saldo de conta e um valor maior dos benefícios na aposentadoria, segundo expectativa da representação. “A revisão na tabela é bastante esperada pelos associados e deverá ter grande impacto. Esse é um pedido antigo nosso”, destaca a diretora do Sindicato, Elisa Ferreira, que participou da reunião.
“A expectativa é que com a revisão mais funcionários do BB consigam ter pontuação suficiente para aumentar a contribuição, visto que hoje em dia boa parte não tem acesso a esse benefício”, completa.
Na reunião, os negociadores do banco explicaram que a alteração deverá ser apreciada pelo Conselho de Administração do BB, pela Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Sest) e pelas instâncias internas da Previ.
Por fim, e antes de ser implementada, a mudança da Tabela PIP será submetida à Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), órgão que fiscaliza o sistema de fundos de pensão fechados.
Contribuição adicional
Reivindicação antiga dos associados, a revisão da tabela PIP vai acelerar o processo de pontuação que permite aumentar a contribuição adicional, conhecida como 2B, que o associado do Previ Futuro pode fazer à medida em que evolui na carreira funcional.
A contribuição pode variar de 1% a 10% do salário de participação e o banco contribui com o mesmo percentual que o participante.
Desde que o plano Previ Futuro foi criado, em 1998, nunca houve alteração da metodologia de cálculo da PIP, mesmo após várias mudanças nos planos de cargos e salários do banco. (Com informações Associados Previ)