Mobilização organizada pela Contraf-CUT, com apoio de outras entidades sindicais, incluindo o Sindicato, nesta quarta-feira, reuniu trabalhadores de diversas cidades do País em protestos para pressionar o Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central (BC), a baixar o índice da taxa básica de juros (Selic).
O índice começou o dia em 13,25%, patamar que mantém o juro real da economia brasileira como o mais elevado do mundo.
Já por volta das 18 horas, o Copom confirmou nova redução, de 0,5% na taxa, deixando a Selic atual em 12,75%. É a segunda vez consecutiva que o BC reduz a taxa, em meio à pressão de diversos setores da sociedade civil contra os juros altos praticados no País.
Mobilização nacional
Nesta quarta, a mobilização do movimento sindical, que é parte da campanha #jurosbaixojá e ocorre desde o primeiro semestre, dividiu-se em duas frentes: eventos presenciais, realizados nas cidades onde o Banco Central possui sedes; e engajamento nas redes sociais, com objetivo de levar o tema para reflexão da sociedade.
“Esse dia de luta em prol da redução dos juros é importante como parte do entendimento do movimento social de que é preciso baixar as taxas no Brasil para construir uma sociedade com iguais oportunidades e fomento à economia”, diz Lourival Rodrigues, presidente do Sindicato.
Em São Paulo, a manifestação ocorreu na Avenida Paulista, durante o período da manhã. ((Com informações da Contraf-CUT – esta matéria foi atualizada após redução do Copom).