
O Performa foi criado pelo BB em 2020, com a promessa de que a reestruturação não impactaria no desenvolvimento da carreira de mérito, portanto na diminuição das verbas salariais dos funcionários.
Entretanto, não foi isso o que aconteceu e o movimento sindical vem denunciando os pontos negativos do programa – como a diminuição de verbas salariais como consequência do impacto na carreira de mérito. A principal reivindicação dos trabalhadores é a revogação do programa.
Na reunião dessa quarta, o banco também não apresentou nenhuma resposta em relação ao PCS – que estabelece os critérios de remuneração. Os bancários exigem participação ativa no grupo de trabalho do banco que estuda o plano de carreiras e, ainda, que o grupo tenha resolutividade e que sejam apresentados os prazos definidos.
o Banco solicitou que a Comissão compartilhe seus estudos e reivindicações sobre a questão.
Poucos avanços
Para a coordenadora da CEBB, Fernanda Lopes, a avaliação do atual cenário é muito negativa, uma vez que o ano está quase acabando e foram poucos os avanços. “Temos trabalhadores que estão adoecendo por conta da sobrecarga, como é o caso dos gerentes de serviços, que estão com acúmulo de funções. A solução não pode mais ser adiada”, destacou Fernanda, em notícia da Contraf-CUT.
Ainda em resposta às manifestações dos trabalhadores na mesa, o banco admitiu que não tinha “algo concreto para apresentar”, tanto em relação ao Performa, quanto em relação ao PCS, e que não há “perspectiva de trazer uma proposta de planos e salários até o final do ano”.
Os membros da CEBB reforçam a necessidade de revogação do Performa, do fim da Verba Temporária Vinculada a Função (VTVF ou, como ficou conhecida entre os trabalhadores, a verba come-come) e da volta das funções de gerente básico e avançado. (com informações Contraf_CUT)
A CEBB ainda concordou em auxiliar o banco com subsídios às discussões do PCS, contanto que a representação participe do grupo de trabalho que está estudando a questão e, ainda, que esse grupo tenha resolutividade e que sejam apresentados os prazos definidos.