Em sua 29ª edição, o Grito é uma manifestação – realizada em diversas cidades brasileiras – cuja proposta é “ocupar” o 7 de setembro para alertar e refletir sobre os problemas sociais que o Brasil ainda enfrenta – e questionar a segregação da “chamada” Independência.
Este ano, o tema é “Você tem fome e sede de quê?”.
“Nesta data, questionamos nosso olhar com quem ainda está fora do sistema, trazendo nossa preocupação com esse cenário de exclusão. É uma denúncia e uma oportunidade de luta para que mais pessoas sejam incluídas na economia”, avalia Lourival Rodrigues, presidente do Sindicato.
Para ele, o Grito propõe um olhar para o 7 de setembro que vai além dos desfiles militares tradicionais da data. “Independência só existirá quando todos receberem as mesmas oportunidades de inserção econômica na sociedade”.
Em Campinas, o ato foi realizado no Largo no Pará e reuniu integrantes dos movimentos sindicais e sociais de toda a região. No Brasil, atos públicos, caminhadas e demais mobilizações populares protestaram contra a violência e chamaram a atenção para problemas sociais.