
“Estou aqui para nos parabenizar nesse 28 de agosto, dia do Bancário. Temos que ter orgulho de nossa profissão, somos uma categoria que trabalha muito, que é muito cobrada, mas temos uma convenção coletiva que é modelo para toda classe trabalhadora brasileira”, diz Stela.
Vale lembrar que foi nesse dia, há 72 anos, que os bancários reunidos em assembleia decidiram rejeitar a contraproposta do Banco e deflagraram paralisação nacional; sendo duramente reprimidos pela polícia.
Embora os bancários de outros estados tenham aceitado o acordo, os paulistas resistiram e mantiveram a greve durante 69 dias.
No dia 5 de novembro daquele ano, a justiça concedeu reajuste de 31%, encerrando a greve. Inclusive a Lei nº 4.368, de 23 de julho de 1964 sacramentou a data.
A união da categoria ao longo dos anos, e a sindicalização que fortalece o Sindicato nas mesas de negociações, permitiu e ainda permite a construção de uma convenção coletiva forte. “ É uma construção de décadas pelos que estão no banco ou já se aposentara. Os bancários de hoje, além de tentar ampliar direitos, precisam de um esforço enorme para não perder o que foi tão duramente conquistado”, completa Stela.
Confira a íntegra do vídeo abaixo e Feliz Dia do(a) Bancário(a)!