
O Sindicato esteve presente, acompanhando, ao longo desses três dias de programação, importantes debates relacionados aos desafios enfrentados pelos trabalhadores do ramo financeiro.
Também foram trazidos para a plenária outros assuntos do atual contexto econômico e social do Brasil, pertinentes ao setor, como a proposta de Reforma Tributária do Governo Federal e necessidade de regulamentação das plataformas digitais, com a chamada lei das Fake News (PL 2630/2020).
“Em três dias de trabalho, foram apresentados estudos de alguns órgãos, principalmente o Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), trazendo informações de como está o perfil do bancário, como a categoria se organiza e qual rumo devemos seguir, enquanto representação, olhando para tecnologias e tendências atuais”, avalia o presidente de nosso Sindicato, Lourival Rodrigues.
“A Conferência é com certeza uma oportunidade de organização para enfrentar as mudanças do setor, permitindo que delegados de Sindicatos de todo o Brasil unifiquem a estratégia de luta a partir de agora”, completa Lourival que foi conduziu a importante mesa “Transformações no Mercado de Trabalho e Organização do Ramo Financeiro”.
Para o presidente da Federação dos Empregados em Estabelecimentos Bancários (Feeb-SP/MS), David Zaia, a Conferência atualiza os desafios da categoria. “A importância de estarmos aqui, com representantes de brasil todo, preparando para que a gente possa manter o processo de negociação com os bancos”.
A 25ª Conferência é organizada pela Contraf-CUT e, no último dia, além dos resultados da Consulta Nacional, com participação de quase 20 mil bancários, aprovou resoluções apresentadas pela categoria e representações.
Vale-cultura
O Sindicato, junto com a Feeb-SP/MS, apresentou durante a Conferência uma moção de apoio para o retorno do vale-cultura, benefício extinto no governo de Michel Temer. “Porém, trata-se de importante ferramenta de fomento cultural em âmbito nacional e por isso pedimos o retorno do benefício”, explica Lourival.
