
No encontro, realizado a pedido da Instituição, o representante do banco, Ricardo Orefice, compartilhou com o movimento sindical informações sobre a ferramenta e os registros em 2022.
Um dado informado é que o canal realizou no ano passado cerca de 3 mil atendimentos, o que dá uma média de 250 por mês. Entre as principais denúncias dos bancários estão: deficiência na gestão (20%); constrangimentos (18%) e cobranças indevidas (9%).
“Um dos pontos positivos do encontro foi reforçar o combate ao assédio no ambiente de trabalho, que é uma das principais bandeiras de nosso sindicato. Para nós, isso é fundamental para dar mais qualidade de vida aos bancários”, diz o presidente do Sindicato, Lourival Rodrigues.
Para ele, diante dos dados apresentados pelo próprio banco, é reforçada a preocupação do movimento sindical com a questão das metas abusivas.
“A soma das maiores denúncias totaliza 47%, ou seja, a questão da cobrança de metas ainda é o fator que mais causa assédio moral no trabalho dos bancários. O índice de adoecimento por transtornos psíquicos da nossa categoria é um dos maiores.”
Além de Lourival, também o diretor jurídico do Sindicato, Vander da Cunha, participou do encontro. “É importante que o banco compartilhe esses dados, que, até por serem estatísticas do Itaú, mostram o quanto o tema é relevante”, analisa.
Denuncie o assédio
Um dos objetivos do canal Ombudsman, segundo o banco, “é gerar confiança no canal”. O representante do Itaú falou ainda sobre o Guia sobre Assédio Moral no Trabalho, que também tem como objetivo a prevenção das denúncias, e sobre a realização de treinamento dos gestores.
Vale lembrar que o movimento sindical conquistou, incluso na CCT, um canal de denúncia onde é garantido sigilo absoluto e que dá ao banco 45 dias pra apurar e dar retorno ao Sindicato.
“Da mesma forma, é extremamente importante que bancários em situação de assédio denunciem aos sindicatos. Só assim vamos enfrentar esse monstro”, frisa Lourival.
Clique aqui para acessar o canal de denúncias do site ou Sindicato. Ou, se preferir, procure nosso diretor Jurídico, Vander, pelo whatsapp: 19 999810455.