
A capacitação tem o objetivo de qualificar dirigentes sindicais para atuar na promoção da saúde e segurança do trabalho, pensando em melhorias das condições laborais e na proteção dos direitos dos trabalhadores.
“Foi uma experiência muito boa, com aulas ministradas por profissionais experientes e que reforça a importância do movimento sindical no compromisso com a saúde do trabalhador bancário”, destaca o diretor.
Ele esteve acompanhado da advogada Luciana Barreto, da LBS Advogados, que atende no plantão de saúde do jurídico do Sindicato, e mais duas advogadas: Letícia Corrêa e Amanda Cressoni.
Umas das palestras do módulo foi a da médica e pesquisadora da Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho, Maria Maeno, que falou sobre o papel dos dirigentes sindicais para prevenir “os desvios que podem ocorrer contra os interesses coletivos dos trabalhadores”.
“Ela também refletiu sobre a necessidade de direcionarmos a tecnologia para uma forma mais positiva, pois ao invés de trabalharmos melhor, estamos trabalhando mais”, recorda Gustavo. “Ela ainda resgatou a importância da Política Nacional de Vigilância em Saúde e as Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho e Emprego com destaque para a NR 17 que os bancos não cumprem”, completa.
O módulo ainda debateu a saúde no contexto do trabalhador bancário a partir de palestra do psicólogo André Guerra, doutor e mestre em Psicologia Social e Institucional.
“Ele demonstrou como a estrutura organizacional é fonte do Assédio, além da necessidade de uma atenção especial à saúde dos trabalhadores bancários, que estão sujeitos a diversas pressões e demandas no seu dia a dia, sofrendo com o estresse, sobrecarga de trabalho, assédio moral e demais consequências para a saúde física e emocional.”
O Curso de Vigilância e Atenção à Saúde dos Trabalhadores continua em julho, com uma aula sobre “Legislação Pertinente à Saúde do Trabalhador”; em agosto, quando o tema será “Organizando a ação” e em outubro, quando ocorre o módulo final sobre “Vigilância em Ação” e “Acolhimento dos Trabalhadores”.
Anote:
Plantão de Saúde: toda segunda-feira no Sindicato. Agendar consulta pelo telefone de atendimento: 19 99666-0276.