
O fechamento da Agência ocorreu nesta quinta-feira (dia 22), apesar de estar inicialmente previsto para próxima segunda-feira (dia 26).
Com isso, as contas de aposentados, pensionistas e comerciantes foram transferidas pelo banco para a agência do Distrito do Ouro Verde, que fica aproximadamente 20 minutos (de carro).
Também informada pelo Sindicato, a reportagem da CBN Campinas esteve na agência ontem e ouviu a preocupação dos clientes com a situação. (confira reportagem aqui). Também o portal A Cidade ON repercutiu o tema.
Para o Sindicato, o fechamento da agência do Campo Grande, além de prejudicar trabalhadores, que estão com os empregos ameaçados, afeta toda a população, uma vez que existe uma função social da unidade no Distrito.
“Sabemos que o fechamento irá prejudicar muito a população do bairro, visto a grande quantidade de comércio que existe no local e também de clientes que precisam desse serviço, sendo o Itaú o banco com maior número de atendimentos no Campo Grande”, diz Lourival Rodrigues, presidente do Sindicato.
“Muitos moradores relatam que sacam o dinheiro no banco e já compram nos comércios locais, fazendo com que toda a economia local esteja interligada. Além disso, são inúmeros moradores que também utilizam a Agência para retirar o salário e muitos não têm acesso à tecnologia no celular, por exemplo. Imagine como ficarão sem o espaço?”, completa Daniele Miayachiro, dirigente do Banco Itaú.
O mesmo argumento é utilizado pelo vereador Higor Diego (Republicanos), autor da moção que apela pela revisão do fechamento.
“Nós estamos falando de uma população de mais de 500 mil habitantes nos dois distritos. O Campo Grande é maior do que muitas cidades de São Paulo e da Região Metropolitana de Campinas, por isso a permanência da agência bancária é necessária”, pontua Higor Diego.
Também assinaram a proposição os vereadores Marrom Cunha (Solidariedade), Edson Ribeiro (União), Cecílio Santos (PT) e Guida Calixto (PT).
Protesto e abaixo-assinado
Na última sexta (dia 16), o Sindicato organizou um protesto em frente a Agência contra seu fechamento. Na ocasião, foi solicitado pela população que os dirigentes organizassem um abaixo-assinado, em andamento, na tentativa de mobilizar o banco e reverter sua decisão.
Entretanto, cabe destacar que o fechamento de agências com atendimento presencial está sendo constante na rotina do Itaú e mesmo com lucro recorrente da Instituição ser de R$ 30,8 bilhões em 2022.
No ano passado, o Itaú fechou 240 agências físicas no Brasil. Este ano, somente no primeiro trimestre, foram 103. Em Campinas, outras duas agências foram fechadas este ano, uma delas no Shopping Unimart. O Itaú tem programado encerramento de agências em cidade da região como Paulínia, Hortolândia, Mogi Guaçu e Vinheiro até o final de julho.






