
Na ocasião, o vice-presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), Vinícius Assumpção, falou sobre a importância de uma mobilização internacional em torno dos problemas enfrentados pelos trabalhadores do ramo financeiro.
“Estamos observando um movimento acelerado, a partir da digitalização do sistema financeiro, de pulverização desses trabalhadores em diversas categorias, sem os direitos conquistados”, destacou o dirigente brasileiro.
“Então, mais do que nunca, precisamos buscar, coletivamente, ações para combater os impactos negativos sobre o mercado de trabalho. Afinal o que afeta os trabalhadores do setor no Brasil, também afeta na Argentina, Uruguai e demais países”, completou.
Vale citar que, somente no Brasil, entre 2013 e 2023, somam- se mais de 77 mil postos de trabalho cortados pelos bancos.
Em março deste ano, estudo do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), apontou para o fechamento de 1.474 vagas – o maior número desde novembro de 2020 (quando mais de 2 mil postos foram encerrados).
Digitalização, Uberização e Plataformização
Uma das palestras da Conferência foi ministrada pela economista Catia Uehara, do Dieese. Ela abordou o tema:
Digitalização, Uber Financeiro e Plataformização dentro dosetor bancário e criticou o fato de que a relação de subordinação empregado-empregador vem ocorrendo por meio da gestão dos algoritmos, justamente definida pela empresa- plataforma.
“A gestão algorítmica estabelece uma relação de subordinação dos trabalhadores e trabalhadoras: regras e ritmo de trabalhos, jornadas, bonificação etc.”, ressaltou Cátia Uehara.
“A falta de regulação da atuação dessas empresas tem produzido relações de trabalho precarizadas, tem resultado em subtributação [tributação reduzida] dessas empresas-plataforma, com destaque para a seguridade social, com custos que são financiados pela sociedade/Estado sem a contrapartida da empresa”, completou.
A UNI Américas Finanças é um braço no continente da UNI Global Union, sindicato global que representa trabalhadores dos setores de serviços em todo o mundo.