
Além de conversar com os trabalhadores, os dirigentes entregaram uma carta aberta à população, reforçando a preocupação com o atendimento dos clientes que moram na região a partir do fechamento da unidade.
“Sabemos que o fechamento irá prejudicar muito a população do bairro, visto a grande quantidade de comércio que existe no local e também de clientes que precisam desse serviço, sendo o Itaú o banco com maior número de atendimentos no Campo Grande”, avalia Daniele Miyachiro, dirigente do Banco Itaú.
Para ela, é importante destacar que, além da prestação de serviços, a agência tem um papel social relevante na região. “Muitos moradores relatam que eles sacam o dinheiro no banco e já compram nos comércios locais, fazendo com que toda a economia local esteja interligada. São inúmeros moradores que também utilizam a Agência para retirar o salário, porque não tem acesso à tecnologia no celular, por exemplo. Imagine como ficarão sem o espaço?”, destaca a dirigente.
O Sindicato reforça seu posicionamento contrário ao fechamento de agências do Itaú, que é uma movimentação nacional – foram 240 agências físicas encerradas em 2022 e outras 103 no primeiro trimestre de 2023.
Somente na base do Sindicato de Campinas, serão sete unidades com atividades encerradas até 15 de julho. “Mesmo sendo o maior banco do país em ativos e obtendo alta de 14% nos lucros, a instituição insiste no fechamento de agências físicas”, diz trecho da carta aberta.
Em Campinas, além do Campo Grande, o Itaú já fechou duas grandes agências e agendou também os fechamentos, no próximo dia 5 de julho, de unidades em Paulínia e Hortolândia. Já o dia 15, serão encerradas uma agência em Mogi Guaçu e outra Vinhedo.
“A nossa intenção com o protesto de hoje é justamente mostrar a indignação enquanto sindicato com o fechamento das agências. Estamos conversando com os trabalhadores para explicar nossa preocupação com a realocação de todos eles, bem como assegurar que não serão demitidos”, diz Daniele.
“Reforçamos a importância dos trabalhadores de procurarem o sindicato em caso de dúvidas sobre o fechamento de agências para mais informações e esclarecimentos”, completa.





Fotos: Júlio César Costa