
A Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) não propôs nenhum índice de reajuste dos salários e apresentou uma proposta sobre a Participação nos Lucros e Resultados (PLR) que resulta em redução do percentual distribuído, durante a décima-quinta rodada de negociação da Campanha Nacional com o Comando dos Bancários, realizada nesta quarta-feira, 24 de agosto. Além disso, a Fenaban propôs compensar os valores pagos em programas próprios na parcela adicional da PLR. O Comando rejeitou a proposta.
PLR: A Fenaban propôs manter o atual texto da cláusula sobre a PLR, com correção de apenas 6,22% sobre o valor do teto; depois, mudou a correção para 6,73%. As duas correções propostas geram redução do percentual de distribuição. “Os bancos insistem em propor retrocessos”, avalia a presidente do Sindicato, Stela, que participou da rodada presencial.
Tíquetes: Na décima-quarta rodada, realizada ontem (dia 23), os bancos apresentaram nova proposta de reajuste dos tíquetes (refeição/VR e alimentação/VA). O índice proposto, 8,88%, equivale a reposição da inflação estimada entre os meses de setembro de 2021 a agosto deste ano; na décima-terceira rodada (dia 22), a Fenaban havia proposto reajuste de 7,19% para os VR e VA.
Assembleia dia 26
O Sindicato realiza nesta sexta-feira (26) assembleia virtual no período das 19h às 23h59. Na pauta, avaliação da proposta dos bancos para fechar o acordo coletivo da categoria. Antes da assembleia, às 18h, discussão virtual via plataforma Zoom. O link de acesso será disponibilizado em breve.
Próxima rodada: Dia 25 de agosto.
Fonte: Contraf-CUT