A Confederação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) emitiu um comunicado nesta quinta-feira (5 de agosto) sobre o acordo de compensação de horas negativas, direcionado aos funcionários afastados do trabalho em decorrência da pandemia do novo coronavírus, que não exercem as funções em suas casas.
O acordo foi assinado em setembro do ano passado e renovado em janeiro deste ano. Deveria ser renovado novamente em abril último. O que não ocorreu em função de divergências durante o processo de negociação. O Ministério Público entrou no debate. O Santander assumiu o compromisso e a responsabilidade de fazer a intermediação entre os sindicatos e os funcionários.
A seguir duas condições previstas no citado acordo.
- Até 28/02/2021 período de acumulação de horas negativas, cujo prazo para compensação é até 31/08/2022, com limite de até 2 horas extras por dia.
- Para as horas negativas acumuladas entre abril de 2020 a fevereiro de 2021 será aplicado um redutor de 10% ao final de cada mês do período de acumulação.
Esclarecimento via e-mail
Quem necessitar de esclarecimentos deve enviar e-mail parasantanderhoranegativa@contrafcut.org.br. As informações coletadas serão repassadas aos sindicatos.
Íntegra do comunicado da Contraf-CUT
