O objetivo da pesquisa é dar “visibilidade às atividades de trabalho como fontes de infecção e adoecimento pelo SARS-COV-2 e obter informações que ofereçam subsídios para os sindicatos planejarem ações que possam auxiliar na prevenção da doença e minimizar suas consequências clínicas e sociais”.
A pesquisa prevê duas etapas: 1) coleta de informações por meio de um formulário que deverá ser respondido pelos trabalhadores que exerceram ou exercem suas atividades presencialmente durante a pandemia do novo coronavírus; 2) análise de algumas questões relacionadas à Covid-19 e ao trabalho, por meio de entrevistas feitas por telefone.
Lançamento do projeto
O projeto “Covid-19 como doença relacionada ao trabalho” foi lançado no dia 11 de novembro de 2020 durante o 76º Encontro do Fórum AT (Acidente do Trabalho). O grupo responsável pela elaboração da pesquisa é formado por sete pesquisadores.
Opinião
O diretor de Saúde do Sindicato, Gustavo Frias, disse durante o anúncio do convênio com a Unesp que a entidade sindical “desde o inicio da pandemia tem promovido diversas ações para proteger a saúde dos trabalhadores do ramo financeiro, tanto daqueles que integram o grupo de risco quanto daqueles que estão na linha de frente nas agências, postos e departamentos. A parceria com a Unesp irá nos subsidiar na negociação com os bancos. Portanto, é fundamental a participação da categoria”.
Como participar
Para participar, o bancário (a), financiario (a) ou cooperavitário (a) deverá acessar o formulário pelo link https://www.congressointernacionaldotrabalho.com/question%C3%A1rio.
Íntegra do projeto
Para conhecer a integra do projeto, acesse https://www.congressointernacionaldotrabalho.com/capa e https://www.congressointernacionaldotrabalho.com/dossi%C3%AAcovid

Leia também: Comando e Unicamp realizam pesquisa sobre sequelas da Covid-19