
O PL 1234/2021, de autoria do deputado federal Vinicius Farah (MDB-RJ), “determina que os trabalhos dos profissionais bancários sejam considerados serviços essenciais para fins de preferência na vacinação”.
Já o PL 1228/2021, de autoria do deputado federal Chiquinho Brazão (Avante-RJ), “inclui os trabalhadores da Previdência Social e do banco da Caixa Econômica Federal entre os grupos considerados prioritários no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19”.
E mais: a deputada federal Erika Kokay (PT-DF) apresentou emenda ao PL 948/2021, de autoria do deputado federal Hildo Rocha (MDB/MA), incluindo os “trabalhadores dos Correios, os bancários, os fiscais agropecuários e as trabalhadoras e trabalhadores domésticos, como grupos prioritários no PNI contra a Covid-19. Neste momento, o PL tramita no Senado.
Contraf quer categoria no PNI
A Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), da qual o Sindicato é filiado, solicitou a vários deputados federais, inclusive à relatoria, a inclusão da categoria bancária no Projeto de Lei (PL) 1011/2020, de autoria dos deputados Vicentinho Júnior (PL/TO), Rejane Dias (PT/PI), Zeca Dirceu (PT/PR) e Vermelho (PSD/PR), que garante acesso à vacina contra a Covid-19 a todos os caminhoneiros. E, em ofício à deputada federal Celina Leão (PP/DF), relatora do citado PL 948/2021, a Confederação solicitou também a inclusão da categoria bancária no PNI. Cabe destacar que, no último dia 15 de março, a Contraf-CUT fez o mesmo pedido ao Ministério da Saúde.
Avaliação
Para a presidente do Sindicato, Stela, “as entidades sindicais defendem a vacina contra a Covid-19 para todos os brasileiros. Inclusive o Ministério da Saúde deveria adquirir vacinas suficientes e agilizar a aplicação. Agora, defendemos a inclusão da categoria como prioritária no PNI porque o serviço bancário é essencial e não parou durante a pandemia. Os trabalhadores bancários estão sob a ameaça de infecção, diariamente. É urgente a vacinação”.