Em protesto contra o plano de reestruturação lançado recentemente pela diretoria do Banco do Brasil, funcionários de sete agências, um Posto de Atendimento (PA) e departamentos paralisaram os serviços durante 24h nesta sexta-feira, 29 de janeiro, em Campinas, Indaiatuba e São João da Boa Vista, sob a coordenação do Sindicato. A participação na greve nacional foi aprovada em assembleia virtual realizada no último dia 25.
Além da paralisação, às 11h foi realizado tuitaço e protesto nas rede sociais, com a hashtag #MeuBBValeMais, e distribuição de carta aberta aos clientes e usuários. Até a deflagração da greve, o Sindicato realizou reuniões e manifestações nos locais de trabalho; o primeiro protesto aconteceu no dia 15 deste mês de janeiro.
Desmonte
Lançado no último dia 11, o novo plano de reestruturação estabelece, entre outros pontos, fechamento de agências e unidades e dois planos de demissões, numa demonstração que a política de desmonte do banco público continua em expansão. Em Campinas, por exemplo, resultará na conversão da agência Ouro Verde em Posto de Atendimento (PA), no fechamento do PA Castelo (anteriormente, agência), redução do número de caixas executivos, entre outras medidas nefastas.
Em plena pandemia do novo coronavírus, o BB pretende dispensar cinco mil bancários, aumentar a estrutura para atendimento de clientes de alta renda e atacado (grandes empresas), mudar o atual modelo e remuneração dos caixas executivos, que perderiam a gratificação permanente (a ser substituída por uma gratificação proporcional aos dias de efetivo exercício da função) e realizar descomissionamento pós perda de função/cargo decorrente da desativação de unidades.
A justificativa para reorganizar a rede de atendimento, segundo o “Fato Relevante” divulgado no dia do lançamento do plano, é a “adequação ao novo perfil e comportamento dos clientes”, assim como a “ampliação da oferta de soluções digitais”.
Quem parou
Campinas: Prédio Dr. Quirino (agência e escritórios de negócios), prédio Costa Aguiar/Catedral, agência e prédio Bonfim (entre outros departamentos, Gepes, GECOR, PSO, escritórios negócios), agências Ouro Verde e Jardim Proença e PA Castelo. E mais: vários funcionários lotados em agências em Campinas e Região ou em Home Office aderiram espontaneamente.
Indaiatuba: agência Cidade dos Indaias.
S.J. da Boa Vista: agência Centro.







