Diante da decisão do Bradesco, a bancária procurou o Plantão de Saúde do Sindicato. O primeiro passo foi a emissão do Comunicado de Acidente de Trabalho (CAT) e encaminhamento ao INSS. Após perícia médica, que reconheceu o nexo causal da doença com o trabalho, o órgão federal concedeu o benefício auxílio-acidentário, que prevê estabilidade no emprego. Neste momento, a bancária reintegrada ao quadro de pessoal do Bradesco está afastada do trabalho para tratamento de saúde.
Para o diretor de Saúde do Sindicato, Gustavo Frias, a decisão da bancária em procurar a entidade sindical “resultou em conquista. Aliás, esse é o papel do Sindicato: orientar o trabalhador em todas as situações, visando a garantia de direitos”. Gustavo inclusive alerta os bancários que o Sindicato deve ser acionado em todas as demissões, principalmente para verificar as rescisões de contratos de trabalho.
Plantão de Saúde: Toda segunda-feira, das 14h às 17h, na sede do Sindicato em Campinas (Rua Ferreira Penteado, 460, Centro).
