Para o diretor de Saúde do Sindicato, Gustavo Frias, que assistiu ao lançamento, “o médico pneumologista Ubiratan de Paula Santos destacou que a Covid-19 já vitimou 1,3 milhão de pessoas em todo o mundo e pode chegar a 1,5 milhão de pessoas até o final deste ano. Explicou que a gravidade da doença ou sua mortalidade depende da quantidade de vírus presente no ambiente. Ambientes mal ventilado, com baixa umidade e temperatura, são fatores favoráveis ao vírus, que permanecem mais tempo no ar e contaminam as pessoas. O médico inclusive citou os bancos com seus sistemas de ar condicionado como ambientes facilitadores de contaminação”.
Já a juíza do Trabalho Valdete Souto Severo, segundo o diretor do Sindicato, “observou que o artigo 7º da Constituição Federal, em seu inciso XXII, diz que um ambiente de trabalho sadio é direito dos trabalhadores, com a redução de riscos por meio de normas de saúde, higiene e segurança”. E mais: a juíza ressaltou que “dizer que o adoecimento por Covid-19 não é relacionado ao trabalho, é negar o óbvio. “E o nexo causal (relação do adoecimento com o trabalho), mesmo sendo excluído da legislação previdenciária pelo atual governo federal, é presumido porque circula entre os corpos”, acrescenta Gustavo Frias.
A médica e pesquisadora em Saúde do Trabalho, Maria Maeno, ao finalizar o debate, “afirmou que o objetivo do Projeto não é só produzir um relatório ao final, mas ir alimentando os sindicatos com informações pertinentes a pandemia durante todo o processo”, observa o diretor do Sindicato.
Sindicato participa da pesquisa
O projeto de pesquisa “Covid no Trabalho”, lançado ontem, será realizado em duas etapas. 1) coleta de informações por meio de um formulário que deverá ser respondido pelos trabalhadores que exerceram ou exercem suas atividades presencialmente durante a pandemia do novo coronavírus; 2) análise de algumas questões relacionadas à Covid-19 e ao trabalho, por meio de entrevistas feitas por telefone.
Inclusive o Sindicato firmou convênio com a Universidade Estadual Paulista (Unesp), recentemente, que permite a participação da categoria no projeto de pesquisa. O objetivo é dar “visibilidade às atividades de trabalho como fontes de infecção e adoecimento pelo SARS-COV-2 e obter informações que ofereçam subsídios para os sindicatos planejarem ações que possam auxiliar na prevenção da doença e minimizar suas consequências clínicas e sociais”. O grupo que irá elaborar o “Dossiê Covid no Trabalho” é formado por sete pesquisadores.
Como participar
Para participar, o bancário (a), financiario (a) ou cooperavitário (a) deverá acessar o formulário pelo link https://www.congressointernacionaldotrabalho.com/question%C3%A1rio.
Íntegra do projeto
Para conhecer a integra do projeto, acesse https://www.congressointernacionaldotrabalho.com/capa e https://www.congressointernacionaldotrabalho.com/dossi%C3%AAcovid
