O Sindicato realiza plenária virtual com a categoria nesta terça-feira, 25 de agosto, às 18h30, para avaliar a contraproposta da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), visando a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT). Antes, a partir das 14h, o Comando Nacional dos Bancários, que representa os sindicatos de trabalhadores, volta a se reunir com a Fenaban. Na pauta da décima rodada, cláusulas econômicas.
Acesse link (a partir das 18h15 do dia 25/8) para participar da plenária. (https://zoom.us/j/91021290053?pwd=NmNIVS9UQ3Bkd015cEowUkY4bEpMUT09)

Até a nona rodada, realizada no último dia 22 (sábado), os bancos não mudaram o discurso, insistindo em cortar ou reduzir direitos. A redução do percentual de gratificação de função, de 55% para 50%, proposta no dia 20, foi mantida. Quanto à PLR (Participação nos Lucros e Resultados), a Fenaban apresentou uma nova proposta, distante do atual modelo; a primeira (feita no dia 18) significava uma redução de até 48%.
Para amenizar o clima, na nona rodada, os bancos sinalizaram que concordam em negociar o teletrabalho (home office). E mais: desistiram de acabar com a 13ª cesta alimentação, como proposto na sétima rodada (dia 20). Porém, não falaram nada sobre a correção dos salários. Na oitava rodada (dia 21) a Fenaban propôs ZERO de reajuste.
Para o presidente do Sindicato, Lourival Rodrigues, o “Comando rejeitou as propostas rebaixadas. Não podemos aceitar cortes e redução de direitos”. Entre outras reivindicações, os bancários querem a reposição da inflação registrada no período de setembro de 2019 a agosto deste ano, mais 5% de aumento real.
Mobilização: É hora de pressionar os bancos nas redes sociais, com postagens das hashtags #NãoMexeNaPLR e #NenhumDireitoAMenos.
CCT: Estará em vigor até o dia 31 deste mês de agosto; data-base da categoria: 1º de setembro.
Próxima rodada: Terça-feira, 25 de agosto.