
O fim do distanciamento/isolamento social nas áreas meio, previsto para iniciar nesta segunda-feira (22) é precoce e fere legislação sobre proteção e segurança da saúde do trabalhador. E mais: está na contramão do Projeto Remoto 2020 que se estende até o dia 30 deste mês de junho.
A convocação surpreendeu os empregados, que estão apreensivos e preocupados. Alguns, cabe destacar, residem em cidades vizinhas e dependem de transportes púbico.
Sindicato cobra gestores
Em contato com gestores em Campinas, o Sindicato propôs a suspensão da convocatória até que a Caixa Federal se manifeste sobre o pedido de esclarecimentos citado acima. Lojas, shoppings e serviços não essenciais reabertos no dia 8 deste mês de junho, na cidade, voltaram a fechar hoje (22) após explosão de casos de COVID-19.
Opinião
Para o diretor do Sindicato Carlos Augusto Silva (Pipoca), representante da Federação dos Bancários de SP e MS na Comissão Executiva dos Empregados (CEE), “encerrar o trabalho remoto antes da hora coloca em risco a vida dos empregados. O Sindicato espera que a Caixa formalize o calendário de retorno e justifique. E abra, o mais breve possível, o processo de negociação. Vale lembrar que, na ausência de respostas da direção do banco, o eventual ônus decorrente do retorno ao trabalho presencial recairá sobre os gestores locais”.