O Sindicato dos Bancários de Campinas e Região, a Federação dos Bancários de SP e MS (FEEB), a Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito de SP (Fetec) e a Contraf-CUT se reuniram nesta quarta-feira (20) com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), por videoconferência, para discutir a abertura das agências durante os feriados antecipados por prefeituras e pelo governo estadual.
As federações estaduais e a confederação nacional, que representam os sindicatos bancários, propuseram à Fenaban adesão aos feriados, que têm com objetivo prioritário impedir a disseminação da COVID-19. A Fenaban disse que seria inviável reprogramar o sistema em curto período.
Para a presidente do Sindicato, Stela, que participou da videoconferência, o momento exige esforços de todos. “Em tempos de pandemia do novo coronavírus é preciso somar forças em defesa do distanciamento/isolamento social”. Diante da negativa dos bancos, “os sindicatos reivindicaram o pagamento dos ‘feriados trabalhados’ como horas extras, em conformidade a legislação”, esclarece a presidente do Sindicato.
Feriados em Campinas
Em Campinas, a proposta da prefeitura é antecipar os feriados de Corpus Christi (11/6) e Dia da Consciência Negra (20/11) para os próximos dias 26 (terça-feira) e 27 (quarta-feira). O projeto de lei tramita na Câmara Municipal. Se aprovado, serão três dias de feriados em Campinas, uma vez que o governo estadual propôs a antecipação do feriado de 9 de Julho (Movimento Constitucionalista) para o dia 25 deste mês. Na capital, a prefeitura antecipou os feriados de Corpus Christi e Dia da Consciência Negra para hoje (20) e amanhã (21).
Fale com Sindicato
Qualquer dúvida sobre os feriados e as medidas adotadas para enfrentar a pandemia, ligue ou para o Sindicato.