Diante das orientações sanitárias para impedir a disseminação do coronavírus, a diretoria do Sindicato decidiu suspender as atividades no Dia Nacional de Luta (18 de março) em defesa das empresas e dos serviços públicos.
Reunidos em assembleia no último dia 13, na sede do Sindicato em Campinas, os funcionários do Banco do Brasil e os empregados da Caixa Federal decidiram realizar paralisações no Dia Nacional de Luta, em defesa dos bancos públicos e contra os processos de reestruturação, implantados recentemente.
A presidente do Sindicato, Stela, esclarece que foi suspensa apenas uma etapa da luta. “A mobilização será retomada, assim que normalizar o quadro sanitário do país”.
Bancos públicos: reestruturação
No BB, a nova reestruturação prevê, entre outras medidas, mudança no plano de funções, com redução na remuneração fixa e aumento na remuneração variável (PDG/Programa Extraordinário de Desempenho Gratificado). Na Caixa Federal, o processo estabelece descomissionamentos sumários e a transferência arbitrária de empregados.