Os sindicatos e a Caixa Federal retomaram o processo de negociação, no dia 1º deste mês de fevereiro, em Brasília. Na pauta, melhores condições de trabalho, Saúde Caixa, mais transparência na gestão do banco público, contratações de empregados e descomissionamento. Na abertura da primeira rodada em 2019, os dirigentes sindicais realizaram ato em defesa da Caixa 100% pública e contra o fatiamento da instituição, com cartazes e faixas. O diretor do Sindicato e representante da Federação dos Bancários de SP e MS na Comissão de Negociação, Carlos Augusto (Pipoca), participou da rodada.
Concursados: Indagados sobre a declaração do presidente da Caixa Federal, Pedro Duarte Guimarães, que pretende contratar concursados aprovados em 2014, os representantes do banco público disseram que a área de gestão de pessoas realiza estudos e que, posteriormente, os resultados serão encaminhados para as instâncias de deliberação. Em outras palavras, sem previsão de quando e quantos concursados serão convocados. A Caixa Federal tem 84.952 empregados (dados de 31 de dezembro de 2018).
A convocação dos aprovados no concurso de 2014 é uma antiga reivindicação dos sindicatos, que consta no Aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) de 2015. Mesmo com intervenção Ministério Público do Trabalho (MPT), a cláusula nunca foi cumprida.
Condições de Trabalho: A Caixa Federal apresentou uma proposta de modelo de atuação dos fóruns regionais sobre condições de trabalho para 2019. Os representantes dos empregados vão avaliar o documento e fazer os ajustes que forem necessários. Segundo o banco público, está assegurado o funcionamento dessas instâncias para debater os problemas que afetam diretamente as estruturas e relações de trabalho nas unidades.
GDP: Os dirigentes sindicais questionaram o descomissionamento via Gestão de Desempenho de Pessoas (GDP). Os sindicatos reivindicam o fim da GDP.
PSI: Os sindicatos querem transparência e fim das discriminações no Processo Seletivo Interno (PSI).
Gerentes de Canais de Atendimento: Após cobrança dos sindicatos, a Caixa Federal anunciou que desde o dia 17 de janeiro está disponível para os Gerentes de Canais de Atendimento (GCAN) o auxílio combustível, a ser utilizado em visitas aos parceiros e lotéricos.
Saúde Caixa e Saúde do trabalhador: Definida a retomada dos debates nos dois grupos de trabalhos paritários. O GT Saúde Caixa se reúne no dia 19 deste mês de fevereiro; na pauta, entre outros pontos, modelo de custeio e qualidade do atendimento. O GT Saúde do Trabalhador se reúne no dia seguinte (20). Para subsidiar o debate, foi entregue à Caixa Federal os resultados da pesquisa realizada pela Fenae no ano passado e um conjunto de propostas.
Fonte: Contraf-CUT