A Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) apresentou hoje (25) à noite sua proposta completa para renovação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), que prevê reajuste de 5% (reposição da inflação estimada em 3,78%, mais 1,18% de aumento real) sobre salários e verbas (PLR, tíquetes, etc). A Fenaban concordou também que a CCT vale para todos os bancários dos setores públicos e privados, incluindo os hipersuficientes (trabalhador com salário superior ao dobro do teto do benefício previdenciário, com curso superior completo), invenção da nova legislação trabalhista (Lei nº 13.467/2017).
A proposta da Fenaban, apresentada no terceiro dia da nona rodada, que começou no último dia 23, prevê ainda CCT válida por dois anos, com reposição da inflação acumulada entre os meses de setembro de 2018 a agosto de 2019, mais 1% de aumento real.
Assembleia: O Sindicato realizará na quarta-feira (29) assembleia para avaliar a proposta da Fenaban. A assembleia será na sede do Sindicato, às 18h30.
Direitos garantidos
– Mantida a PLR integral para bancárias em licença-maternidade e afastados por doença ou acidente.
– Parcelamento do adiantamento de férias em três vezes, a pedido do bancário.
– CCT válida para todos os bancários, incluindo os hipersuficientes (quem ganha mais de R$ 11.291,60).
– Mantido o direito ao adiantamento emergencial para quem tem recurso ao INSS por 120 dias.
– Mantida a proibição da divulgação de ranking individual de desempenho.
– Bancário demitido não precisará mais requerer o pagamento da PLR proporcional se tiver conta corrente ativa no banco; os demais terão prazo para solicitar o pagamento.
– Mantido o salário substituto.
– Mantido o Vale-transporte equivalente a 4% de desconto sobre o salário base.
– Prazo de até 30 dias para apresentar o recibo para reembolso do auxílio-creche; os bancos queriam que esse prazo fosse menor, de 10 dias.
– Mantido o pagamento do adicional de insalubridade e/ou periculosidade.
– Intervalo de descanso: para jornada de 6h, ampliado para 30 minutos (hoje é 15 minutos); exceto para teleatendimento e telemarketing.
– Mantido o vale-cultura, caso o governo retome o programa.
– Realização do terceiro Censo da Diversidade, levantamento fundamental sobre o perfil da categoria para a promoção da igualdade de oportunidades.
Foto: Contraf-CUT
27/08/2018
Fenaban propõe 5% de reajuste. Assembleia dia 29
Campanha nacional