O Comando Nacional e a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) devem retomar a nona rodada de negociação neste sábado (25), suspensa ontem (24) à noite. Após dois dias, a nona rodada teve início na quinta-feira (23), a Fenaban não apresentou sua proposta completa, incluindo um novo índice de aumento real. Os bancos insistem na proposta de 0,5% (aumento real), rejeitada na oitava rodada de negociação, realizada no último dia 21.
Ultratividade: O Comando cobrou da Fenaban a assinatura de um pré-acordo. O termo é uma necessidade porque a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) perde validade no dia 31 deste mês de agosto e a nova legislação (Lei no 13.467, reforma trabalhista) acabou com a ultratividade das normas coletivas, que assegurava a prorrogação da CCT durante o processo de negociação.
Assembleia: O Comando Nacional dos Bancários orienta os sindicatos a realizarem assembleia no próximo dia 29 (quarta-feira) para definir os rumos da Campanha Nacional.
Bancos públicos: As negociações das pautas específicas do Banco do Brasil e da Caixa Federal (renovação dos aditivos à CCT) serão retomadas depois do encerramento da rodada com a Fenaban.
27/08/2018
Comando e Fenaban podem retomar negociação neste sábado
Campanha Nacional