A Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) apresentou hoje (7), durante a sexta rodada de negociação com o Comando Nacional dos Bancários, proposta incompleta para renovação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT). Apesar de assumir compromisso durante a quinta rodada (1º de agosto) em apresentar uma proposta global, a Fenaban se limitou em propor reajuste dos salários e verbas (PLR, vales, etc.) com base na inflação acumulada no período de setembro de 2017 a agosto deste ano; o índice oficial será divulgado nesta quarta-feira (8). Diante dessa indefinição, a Fenaban e o Comando voltam a negociar no próximo dia 17, em São Paulo.
Para avaliar o rumo da Campanha Nacional, após seis rodadas de negociação, o Sindicato realiza assembleia nesta quarta-feira (8), na sede em Campinas, às 18h. Além da Campanha Nacional, a assembleia irá discutir e organizar o Dia do Basta (10 de agosto), dia de mobilização nacional em defesa do emprego, dos direitos trabalhistas e da aposentadoria, convocado por vários centrais; entre elas, a CUT.
Para a presidente do Sindicato, Stela, que participou da sexta rodada, todos os funcionários de bancos públicos e privados estão convidados a participar da assembleia. “O momento exige mobilização da categoria nas duas frentes de luta: específica, dos bancários; geral, da classe trabalhadora”.