Os sindicatos e a Federação Interestadual das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento (Fenacrefi) iniciaram no último dia 30 de maio, em São Paulo, o processo de negociação da Campanha Nacional. Na pauta, renovação da CCT (Convenção Coletiva de trabalho), reajuste salarial, dentre outros pontos. A Fenacrefi assumiu compromisso em responder no dia 12 deste mês de junho, durante a segunda rodada de negociação.
Os sindicatos propuseram à Fenacrefi a assinatura de um pré-acordo para garantir a manutenção dos direitos previstos na atual CCT até a renovação de novo acordo coletivo. Isso porque a nova legislação (Lei nº 13.467, reforma trabalhista) acabou com a chamada ultratividade das normas coletivas, que assegurava a prorrogação da CCT durante o processo de negociação. A data-base dos financiários é 1º de junho.
A federação patronal, por sua vez, informou que irá apresentar uma proposta sobre os seguintes pontos: regulamentação do trabalho no final de semana, Participação nos Lucros e Resultados (PLR), jornada de trabalho e cargos de confiança.
Fonte: Contraf-CUT