Reunidos na Conferência Interestadual dos Bancários de SP e MS, realizada hoje (17), em Itanhaém, litoral Sul de São Paulo, 174 delegados aprovaram as propostas para a Campanha Nacional deste ano, referentes aos temas remuneração, emprego, saúde e condições de trabalho e liberdade sindical. A Interestadual aprovou também as prioridades da Campanha: renovação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), reposição da inflação registrada entre os meses de setembro de 2017 e agosto deste ano, aumento real, e melhores condições de trabalho com mais contratação. A Conferência aprovou ainda a criação do Protocolo de Venda Responsável com Condições de Trabalho, que tem como objetivo principal o fim das metas abusivas. (clique).
As propostas aprovadas pela Conferência Interestadual foram debatidas em três encontros regionais (Erban), realizados pela Federação dos Bancários de SP e MS entre os dias 24 e 26 de abril em Caraguatatuba, que reuniram dirigentes dos 23 sindicatos filiados. A etapa seguinte será a apresentação e defesa das propostas aprovadas na Interestadual durante a 20ª Conferência Nacional dos Bancários, a ser realizada entre os dias 8 e 10 de junho em São Paulo. As resoluções da Nacional, que irão compor a pauta de reivindicações da categoria, serão encaminhadas à Fenaban (Federação Nacional dos Bancos); posteriormente, abre-se o processo de negociação para renovação da CCT.
Reforma trabalhista
A Campanha deste ano será a primeira sob as regras da nova legislação trabalhista (Lei nº 13.467), em vigor desde o dia 11 de novembro do ano passado, que afetou 43 cláusulas (61%) da CCT em relação aos seguintes pontos: disposições gerais, emprego, igualdade de oportunidades, liberdade sindical, remuneração, saúde e condições de trabalho. E mais: na abertura do processo de negociação será necessário firmar um termo de compromisso com os bancos para garantir as atuais cláusulas da CCT até a renovação. Isso porque o também chamado acordo coletivo de trabalho perde validade no dia 31 de agosto deste ano. A data-base da categoria é em 1º de setembro. “Os novos tempos exigem mais mobilização, resistência e unidade na luta”, destaca a presidente do Sindicato, Stela.
Delegados da base
Os bancários da região de Campinas foram representados na Interestadual por 32 diretores do Sindicato: Carlos Augusto, César, Cida, Cristiano, Daniel, Daniele, Danilo, Divino, Donizetti, Eduardo, Elisa, Gabriel, Gustavo, Hamilton, Jacó, José Carlos, Lilian, Linda, Lourival, Lucinete, Marcelino, Marcos, Mauri, Patrícia, Samuel, Silva, Silvio, Stela, Vagner, Vander, Vera e Vicente.
Fotos: Júlio César Costa