A Federação dos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul abriu na manhã desta quinta-feira (17) a Conferência Interestadual, em Itanhaém, que irá definir as propostas dos bancários da base de 23 sindicatos dos dois estados para a Campanha 2018. O resultado será apresentado na 20ª Conferência Nacional, a ser realizada entre os dias 8 e 10 de junho, em São Paulo.
As propostas que serão votadas hoje (17) foram apresentadas em três encontros regionais (Erban), realizados pela Federação entre os dias 24 e 26 de abril em Caraguatatuba, que reuniram dirigentes dos sindicatos filiados. Os bancários de Campinas e Região foram representados por 20 diretores no Erban realizado no último dia 26. As reivindicações estão dividas em quatro temas: remuneração, emprego, saúde e condições de trabalho e liberdade sindical.
A Conferência Nacional é o fórum que define pauta de reivindicações da categoria. Vencida essa etapa preparatória, terá início o processo de negociação com a Fenaban para estabelecer o índice de reajuste dos salários, a PLR, os valores dos tíquetes, dentre outros pontos.
A data-base da categoria é em 1º de setembro. A Campanha Nacional deste ano será a primeira sob as regras da nova legislação trabalhista, em vigor desde o dia 11 de novembro do ano passado.
Congressos e Encontros
A Conferência Nacional será precedida de dois congressos de bancos públicos (34º Conecef e 29º Congresso do BB) e encontros regionais dos bancos Itaú, Bradesco, Santander e Mercantil do Brasil, que serão realizados entre os dias 7 e 8 de junho.
Abaixo, grupos por banco.
Fotos: Júlio César Costa