Em protesto contra medidas adotadas sem discussão com os sindicatos, os funcionários da Superintendência Regional e da agência Barão de Itapura do Santander em Campinas paralisam os serviços no último dia 20 de dezembro até às 16h. Entre outras medidas, o banco espanhol mudou a data de pagamento dos salários, passando do dia 20 para o dia 30; alterou os meses de pagamento do 13º salário (antes, fevereiro e novembro; agora maio e dezembro) e implantou acordo individual de Banco de Horas Semestral.
Em carta aberta aos funcionários e clientes, intitulada “Negociar é a solução”, o Sindicato destaca que a “decisão da diretoria do Santander é, no mínimo, estranha; choca-se com o histórico de negociações com os representantes dos trabalhadores bancários. O que mudou? O diálogo ainda é a melhor alternativa para resolver qualquer conflito na relação capital e trabalho. O diálogo avança; não recua. A Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria bancária e o próprio Aditivo à CCT, que trata de questões específicas dos trabalhadores do banco espanhol, são os melhores exemplos”.
A SR Regional instalada em Campinas engloba as regionais de Limeira, Piracicaba, Jundiaí e Sul de Minas e os setores Área de Risco e Rede Staf.
29/01/2018
Funcionários fecham SR após Santander adotar medidas sem discussão com sindicatos
Santander
Foto: Júlio César Costa