A data de fundação da Caixa Federal, 12 de janeiro, foi registrada em Campinas com atos em defesa do banco 100% público e pela valorização dos empregados nas agências Centro, Largo do Rosário e Conceição. A comemoração foi definida em reunião do Comitê Estadual em Defesa da Caixa em São Paulo, realizada no último dia 10, para lançar a campanha “Defenda a Caixa você também”.
Para o diretor do Sindicato e representante da Federação dos Bancários de SP e MS na Comissão Executiva dos Empregados (CEE Caixa), Carlos Augusto (Pipoca), que participou da reunião do Comitê, o movimento em defesa da Caixa se intensificou a partir das reestruturações promovidas pela direção do banco e do anúncio do governo federal em privatizar a instituição, transformando-a em sociedade anônima. “Ao longo de 2017, promovemos reuniões com os funcionários antes do horário de abertura das agências, estendendo o movimento aos clientes e população em geral por meio da distribuição de materiais em Campinas, Jaguariúna, Paulínia, Indaiatuba e outros municípios da região”, explica Pipoca.
Após forte pressão, o Conselho de Administração da Caixa Federal, reunido no último dia 7 de dezembro, em Brasília, decidiu excluir da proposta de alteração do estatuto o item que transformava a instituição em sociedade anônima (S/A), como pretendia o governo Temer.
O texto final com as mudanças no estatuto, sem incluir a Caixa Federal como S/A e votado no Conselho, agora precisa ser aprovado pelos órgãos reguladores.
Acima fotos Ag. Conceição, abaixo foto ag. Centro Glicério
Abaixo fotos ag. Barão de Jaguara
Fotos: Júlio César Costa
29/01/2018
157 anos: ato em defesa da Caixa 100% pública
Mobilização