O Sindicato ingressou ações na Justiça contra o Banco do Brasil e Caixa Federal, no último dia 17, onde pleiteia o não desconto do dia da segunda greve geral contra as reformas da Previdência Social e trabalhista, realiza no dia 30 de junho. A ação civil pública contra o Banco do Brasil, com pedido de tutela de urgência, foi ingressada na 5ª Vara do Trabalho de Campinas; a ação contra a Caixa Federal, com o mesmo pedido, foi ingressada na 7ª Vara.
Liminares cassadas
Caixa Federal: O desembargador do trabalho Roberto Nóbrega de Almeida Filho, do Tribunal Regional do Trabalho de Campinas (TRT da 15ª Região), após analisar mandado de segurança impetrado pela Caixa Federal, cassou no último dia 21 de junho a liminar que proibia a instituição financeira pública de descontar o dia da primeira greve geral deste ano contra as reformas da Previdência e trabalhista (28 de abril), assim como o sábado e domingo subsequente, dos salários dos empregados.
A liminar foi concedida pelo juiz André Luiz Menezes Azevedo Sette, da 12ª Vara do Trabalho de Campinas no último dia 12 de maio, após analisar ação civil pública, com pedido de tutela de urgência, ingressada pelo Sindicato dois dias antes (10).
Diante da cassação, o Departamento Jurídico do Sindicato ingressou recurso (agravo regimental) no dia 3 deste mês de julho.
Banco do Brasil:
O desembargador relator Ricardo Antonio de Plato, do TRT de Campinas, após apreciar mandado de segurança impetrado pelo BB, cassou no último dia 28 de junho a liminar que proibia o banco de descontar dos salários dos funcionários o dia da primeira greve geral (28 de abril) contra as citadas reformas.
A liminar foi concedida pelo juiz Marcelo Chaim Chohfi, da 5ª Vara do Trabalho de Campinas, no último dia 11 de maio, após análise de ação civil pública, com pedido de tutela de urgência, ingressada pelo Sindicato no mesmo dia 11.
No momento, o Departamento Jurídico do Sindicato aguarda notificação para entrar com recurso (agravo regimental).
24/07/2017
Greve geral em junho: Sindicato ingressa ações contra desconto no BB e Caixa Federal
Direito