O Banco do Brasil assumiu compromisso em anunciar novas medidas de movimentações e realocações de funcionários, assim como dar resposta sobre a ampliação do prazo da Verba de Caráter Pessoal (VCP), até o final deste mês de maio, durante a quarta audiência no Ministério Público do Trabalho (MPT), no último dia 2, em Brasília, para debater o processo de reestruturação. Os representantes do BB disseram que os estudos necessários ainda não foram concluídos. Hoje com prazo de quatro meses, a VCP tem como finalidade manter a remuneração do funcionário que perdeu cargo/função em decorrência do processo de reestruturação implantada em novembro do ano passado.
Os sindicatos reivindicam VCP Permanente até que todos os atingidos sejam realocados em funções e salários equivalentes à situação anterior. Já o MPT recomendou VCP por 12 meses. O BB apresentou o quadro atual de 2.189 funcionários em VCP total; ou seja, que perderam o cargo e não foram realocados em nenhuma função.
Perdas salariais: Durante a audiência os sindicatos cobraram do BB, novamente, um quadro geral com o percentual de perdas salariais por cargo e por estados. E mais: solicitaram que os caixas que estejam substituindo frequentemente sejam nomeados; e criação de vagas de caixa em agências onde existam funcionários exercendo a função de caixa.
Súmula 372: Os sindicatos cobraram, mais uma vez, a incorporação da função nos moldes da Súmula 372 do Tribunal Superior do Trabalho (TST). O BB, no entanto, se nega a negociar. O Sindicato, cabe esclarecer, ingressou ação na Justiça, em fevereiro último, pleiteando a manutenção da gratificação de função recebida antes do processo de reestruturação. A ação envolve os funcionários de todas as agências, bem como departamentos, instaladas em Campinas e nas 36 cidades que compõem a base do Sindicato.
Gerente de negócio: Os sindicatos cobraram também a reativação da função de gerente de negócio nas agências de varejo, dado que as atribuições do cargo foram transferidas para os gerentes de serviço.
Audiência e negociação
A quinta audiência no MPT será realizada no próximo dia 2 de junho. A primeira audiência ocorreu no dia 19 de dezembro do ano passado; a segunda, no dia 7 de fevereiro; e a terceira, no dia 2 de março. Na véspera da quinta audiência, 1º de junho, os sindicatos e o BB voltam a negociar.
Fonte: Contraf-CUT
04/05/2017
Em audiência no MPT, Banco do Brasil promete decisão sobre VCP neste mês de maio
Processo de reestruturação