Os sindicatos apresentaram três reivindicações à Fenaban durante a primeira reunião da Comissão Bipartite de Segurança Bancária, realizada no último dia 24 em São Paulo. 1) manutenção dos vigilantes durante o contingenciamento do atendimento das agências alvos de explosões; 2) ampliar proteção nos locais de trabalho, conforme prevê item C da cláusula 33ª da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT): pedido de realocação para outra agência ou posto de atendimento bancário, apresentado pelo empregado que for vítima de sequestro consumado; 3) vigilante extra para fazer detecção de metal com equipamento portátil nas agências cujas portas giratórias apresentarem problemas. Os representantes da Fenaban informaram que os bancos serão consultados e as respostas serão dadas na segunda reunião, que deve ocorrer no próximo dia 12 de maio.
Assaltos: Os representantes da Fenaban apresentaram as estatísticas de assaltos a bancos em 2016, realizadas pela própria instituição. Os sindicatos questionaram os números, que são divergentes da pesquisa feita pelo Dieese. O assunto será discutido na reunião de maio.
Para o diretor do Sindicato e representante da Federação dos Bancários de SP e MS na Comissão Bipartite (prevista na cláusula 67ª da CCT), Danilo Anderson, “sem dúvida é um importante espaço, onde os sindicatos e a Fenaban podem discutir e definir medidas de proteção à vida de bancários, clientes e usuários”.
Fonte: Contraf-CUT
Foto: Jailton Garcia
28/03/2017
Sindicatos e Fenaban discutem segurança
Comissão Bipartite