Os sindicatos e representantes do Banco do Brasil retomaram ontem (2) o debate sobre o processo de reestruturação, implantado no final do ano passado, durante a terceira audiência realizada no Ministério Público do Trabalho (MPT), em Brasília. A primeira audiência ocorreu no dia 19 de dezembro de 2016; a segunda, no último dia 7 de fevereiro.
Os representantes do BB informaram que o número de descomissionados, em fevereiro último, totalizava 4.099 funcionários. Com a realocação de 1.313 funcionários, o número de descomissionados caiu para 2.786.
Para a dirigente sindical Maria do Carmo Peggau, representante da Federação dos Bancários de SP e MS na audiência no MPT, os sindicatos querem que o pagamento da Verba de Caráter Pessoal (VCP), para quem perdeu cargo ou em decorrência da extinção de agência, seja prorrogado até a realocação completa e não apenas pelo período de quatro meses, evitando assim perdas salariais. Vale destacar que o BB garantiu, em negociação realizada no dia 22 de fevereiro último, o pagamento de gratificação aos caixas que perderam a função, durante quatro meses (de 31 de janeiro deste ano até o próximo dia 31 de maio). Clique aqui.
A próxima audiência no MPT será realizada no dia 2 de maio. Na avaliação da dirigente Maria do Carmo “a intermediação do Ministério Público do Trabalho tem sido eficaz. Antes o BB não dava respostas; agora tem apresentado dados”.
Foto: Guina Ferraz