O Banco do Brasil garantiu hoje (22) aos sindicatos, em rodada de negociação realizada em Brasília, o pagamento de gratificação aos caixas que perderam a função em decorrência do processo de reestruturação, durante quatro meses; de 31 de janeiro deste ano até o próximo dia 31 de maio. “Para o caixa que ainda não se realocou na função, os possíveis dias sem gratificação serão pagos. Cabe ressaltar que os sindicatos reivindicaram o pagamento da VCP (Verba de Caráter Pessoal) aos caixas atingidos, porém o BB não aceitou. O pagamento da gratificação, agora aceito pelo BB, no entanto, evita prejuízo financeiro imediato”, esclarece a dirigente sindical Maria do Carmo Peggau, representante da Federação dos Bancários de SP e MS na mesa.
Cronogramas
Apesar de prometido, os representantes do BB não repassaram o cronograma de implantação da Plataforma de Suporte Operacional (PSO). E mais: também não repassaram o cronograma de implantação dos escritórios digitais.
PAS
O Programa de Assistência Social (PAS), segundo asseguraram os representantes do BB, será readequado, visando amenizar a situação financeira dos funcionários que foram descomissionados pelo processo de reestruturação, lançado em novembro do ano passado.
Próxima rodada: não foi definida.
Audiência no MPT
No dia 2 de março o Ministério Público do Trabalho (MPT) realiza a terceira audiência sobre a reestruturação no BB, em Brasília; a segunda aconteceu no último dia 7; a primeira no dia 19 de dezembro do ano passado.