No dia 28 de janeiro haverá assembleia do Banesprev com a seguinte pauta:
a) Aprovação do plano de Custeio do plano II
b) Reforma estatutária
A pauta da assembléia é muito importante, uma vez que, no caso do primeiro ítem, será apresentado o estudo da contribuição de assistidos, proposto pelos representantes da FEEB SP/MS, da qual faz parte a representante eleita do Comitê de Investimentos e presidente do SEEB Campinas Stela, em conjunto com outras correntes da representação.
Naquela ocasião, última assembléia de aprovação de custeio do plano II, havia a necessidade de se encontrar uma solução para o déficit daquele plano, uma vez que os percentuais que estavam sendo aplicados como contribuição extraordinária estavam difíceis de serem suportados. Além disso, novos déficits teriam que ser equacionados.
Com a aprovação da Previc de alongamento do prazo de equacionamento do déficit que já vinha sendo pago, de 11,6 para 17 anos, os percentuais ficaram menores( de 12,6% para 9,7%) . O déficit remanescente, que deverá ser equacionado a partir de 2017, já obedece à nova fórmula estabelecida pela Previc , e deverá ser de 3,1%, ficando ainda um déficit de R$462 milhões.
A proposta de contribuição de assistidos, que zeraria todo o déficit, ficaria em torno de 13,3%, conforme estudo atuarial que será apresentado assembléia do dia 28.01.
Quanto à alteração do estatuto, o banco insiste na retirada definitiva da sétima vaga do Conselho Deliberativo, que era da Direp, e na extinção das assembléias de participantes.
Para alterações estatutárias e outras mudanças, deve haver concordância de 2/3 dos representantes do Conselho Deliberativo (hoje são 4 indicados pelo banco e 2 eleitos pelos participantes); desta forma as assembléias tem importância fundamental para os participantes.
Sendo assim, é fundamental a participação na assembleia do dia 28, para REJEITARMOS as alterações propostas pelo Banco.