
Depois da manifestação, o Sindicato com o apoio da população realizou várias intervenções junto a prefeitura da cidade, mediante a ameaça de que a agência, que está em processo de reestruturação, terá as atividades definitivamente encerradas no próximo dia 20 de janeiro.
A alegação do motivo de fechamento é o plano de reestruturação do Banco do Brasil que está ocasionando o fechamento de diversas agências pelo País, mas que no caso desta unidade específica, não teria uma motivação clara, já que os usuários possuem a necessidade de uma agência em funcionamento nesta região, sendo que a mais próxima fica a uma distância de mais de 16 km do local.
Com a reestruturação, só na região de Campinas, 23 agências serão desativadas e cinco serão transformadas em postos de atendimento. Em todo País, 781 agências serão afetadas.
De acordo com o diretor do Sindicato, Eduardo Gomez, a manifestação teve como objetivo levar esse debate à população e levantar as futuras implicações que o encerramento da agência trará ao município. Entre as orientações, os diretores do sindicato, Eduardo Gomez e Allita, destacaram a importância da participação de todos os clientes que estão se sentindo prejudicados para que lutem contra o fechamento da agência, e que entrem em contato com o Poder Público da cidade para solicitar a suspensão do encerramento das atividades, além de realizarem um abaixo-assinado.
A ação já surtiu efeito positivo, os moradores de Cabreúva juntamente com o Prefeito da cidade, Henrique Martin, realizaram uma série de intervenções e o Procon foi acionado para tomar as medidas cabíveis. Com isso, o Procon já nesta-segunda-feira, dia 09 de janeiro, protocolou eletronicamente uma Petição de Ação Civil Pública com a obrigação de fazer e pedido de tutela de urgência, que legitima o PROCON para propositura de ações civis públicas, decorrente das disposições dos artigos 81, 82, III, e 91, do Código de Defesa do Consumidor, que permitem a defesa do consumidor em juízo, a título coletivo, por órgãos da Administração Pública destinados especificamente à defesa dos direitos e interesses amparados pelo Código de Defesa do Consumidor.
No processo, o Procon alega que se trata de grupo de pessoas, consumidores, que usufruem dos serviços bancários prestados pela empresa requerida e que, com o encerramento das atividades de algumas de suas agências, passarão pelos mais variados transtornos e sofrerão com a precarização de seus serviços.
O Procon de Cabreúva alerta ainda que o fechamento da Agência 6755-5 caracteriza um retrocesso para as relações de consumo do Estado e informa que “cumpre esclarecer que a agência mais próxima está localizada na Rua Guaxinduva, nº 101 do Distrito do Jacaré, ou seja, 16,1 km, distância essa que se percorrida de carro é de 17 minutos, porém nem todos os correntistas possuem veículo próprio, tendo que se locomover através de transporte público”. Desta forma, inúmeros clientes e usuários estão se sentindo lesados com a MODIFICAÇÃO UNILATERAL do conteúdo e/ou qualidade do contrato celebrado entre banco e seus clientes.
Na última sexta, dia 06 de janeiro, o Diretor Regional do Sindicato, Eduardo Gomez, esteve em reunião com o Coordenador do Procon, Dr Rômulo B. P. Iglesias, tendo acesso a uma cópia do processo. Na oportunidade, o diretor também se colocou a disposição, por parte do Sindicato dos Bancários, para prestar auxílio no processo.