O secretário municipal de Assuntos Jurídicos de Campinas, Mário Orlando Galves de Carvalho, reunido ontem (5) com diretores do sindicato para discutir o fechamento de agências do Banco do Brasil, disse que o Procon já encaminhou notificação à superintendência local da instituição financeira.
Entre outros pontos, o Procon quer saber: 1) quantos consumidores diretos (clientes) estão envolvidos no processo; 2) quantos consumidores equiparados (usuários) utilizam o sistema do BB; 3) qual o plano de redirecionamento dos clientes; 4) qual o plano de portabilidade das contas; e 5) quais os impactos da medida sobre os clientes e usuários. O Sindicato sugeriu que o Procon solicite o cronograma de fechamento de agências; uma informação não disponibiliza pelo BB até o momento.
Após comentar a notificação, o secretário disse que todos os dados a ser encaminhado pelo BB serão analisados à luz da legislação, assim como as medidas cabíveis. Inclusive, destacou Mário Orlando, o órgão vai ficar atento à legislação referente ao horário de atendimento. Cabe destacar que, qualquer medida via Procon, só será tomada mediante denúncia do consumidor. “A reunião foi muito importante. Ponderamos que o fechamento de agências vai resultar na queda da qualidade do atendimento; seja pela falta de unidade física ou pela falta de pessoal”, observou o diretor do Sindicato Jeferson Boava. A presidente do Sindicato Ana Stela e o diretor e vereador André von Zuben também participaram da reunião, que contou ainda com a presença do diretor do Procon Francisco José Togni.
A reestruturação anunciada pelo BB no dia 20 de novembro último vai desativar 23 agências região de Campinas; cinco serão transformadas em postos de atendimento.
Fotos: Júlio César Costa