A presidente do Sindicato, Ana Stela, o vice Mauri Sérgio e a diretora Daniele Miyachiro participaram da 4ª Conferência da UNI Américas encerrada no último dia 9 em Medellín, Colômbia. Além de aprovar plano estratégico até 2020, visando fortalecer a organização dos trabalhadores nas Américas e no Caribe, a 4ª Conferência reelegeu o presidente Rubén Cortina (Argentina) e elegeu Márcio Monzane, funcionário do Santander Brasil e ex-diretor do Sindicato dos Bancários de São Paulo, para secretário-geral regional.
Depoimento da presidente do Sindicato, Stela (clique aqui)
Os delegados da Conferência também elegeram Roberto von der Osten, presidente da Contraf-CUT, como titular da Área V do Comitê Executivo da entidade, que engloba Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela. Rita Berlofa, diretora do Sindicato dos Bancários de São Paulo e presidente da Uni Finanças Mundial, foi eleita 1ª Suplente e Mario Raia, secretário de Relações Internacionais da Contraf-CUT, 2º suplente da Área V. Alejandra Estoup, da Argentina, foi eleita presidente da UNI Américas Mulheres e a brasileira Neiva Ribeiro Barros, de São Paulo, vice-presidente. Elaine Cutis, secretária da Mulher da Contraf-CUT, foi eleita titular do Comitê Executivo Regional, do Grupo de Mulheres.
O evento que começou no dia 7 de dezembro contou com a participação de 142 delegados de 126 sindicatos de 30 países. Além de 106 observadores e 265 convidados. A UNI Américas é o braço continental da Uni Global Union, sindicato que reúne entidades de diversas categorias profissionais de 140 países.
Princípios não mudam, afirma presidente reeleito
O presidente reeleito da UNI Américas, Rubén Cortina, afirmou que os trabalhadores da UNI precisam continuar derrubando barreiras. “Nossos princípios não mudam. Manteremos nossas bandeiras que exigem trabalho decente, negociação coletiva e sindicatos fortes. Devemos proteger esses ideais no Novo Mundo do Trabalho porque sabemos que não vai absorver a próxima geração de trabalhadores”.
Moções
A Conferência aprovou moções que tratam da inclusão dos trabalhadores no novo mundo digital, sobre a igualdade de gênero nos locais de trabalho e nas organizações sindicais e a questão de como organizar a juventude neste novo mundo do trabalho.
Juventude
A diretora do Sindicato Daniele Miyachiro também participou da 4ª Conferência Regional Uni Américas Juventude, realizada no último dia 4. Clique aqui
12/12/2016
Diretores do Sindicato participam da 4ª Conferência da Uni Américas
Medellín, Colômbia