Como anunciado, a Fenaban apresentou durante a quarta rodada de negociação em São Paulo, realizada no último dia 29, sua proposta para fechar o acordo coletivo: reajuste de 6,5% mais abono de R$ 3 mil. Como esperado, claro, o Comando Nacional dos Bancários considerou insuficiente a proposta e orientou a deflagração de greve. Nesta quinta-feira, dia 1º de setembro, o Sindicato realiza assembleia para discutir e votar a proposta da Fenaban e a deflagração de greve a partir do dia 6. A assembleia será na sede, às 18h30.
O reajuste proposto pela Fenaban repõe tão somente 68% da inflação (a categoria reivindica 14,78%, que inclui 5% de aumento real). Para a presidente do Sindicato, Ana Stela, “a proposta é ruim. Mesmo numa economia em recessão, a rentabilidade dos Bancos brasileiros é alta e permite atender as reivindicações econômicas da categoria. Diante dessa situação, não existe outro caminho que não seja a greve”.
A presidente do Sindicato esclarece que a Fenaban se limitou em propor apenas o reajuste. “Depois de três rodadas era hora de uma proposta global, como anunciado. Mas os representantes dos Bancos sequer apresentaram propostas sobre emprego, condições de trabalho, saúde, segurança e igualdade de oportunidades. Uma postura inaceitável”. O Comando e a Fenaban voltam à mesa de negociação nesta terça-feira, dia 30.
Dia 5, nova assembleia
O Sindicato realiza no próximo dia 5 (segunda-feira), às 18h30, assembleia organizativa. Participe.
Bancos públicos
Nesta terça-feira (30) será realizada a segunda rodada de negociação com o Banco do Brasil, em São Paulo; na primeira (dia 23) o Comando cobrou melhor remuneração. No mesmo dia acontece a terceira rodada entre o Comando e a Caixa Federal, em Brasília; a segunda rodada (dia 24) foi marcada por desrespeito por parte do Banco publico.
Financiários
As financeiras e os sindicatos se reúnem também nesta terça-feira (30), em São Paulo. Nesta quarta rodada, os sindicatos esperam proposta decente.
SINDICATO DOS EMPREGADOS EM ESTABELECIMENTOS BANCÁRIOS DE CAMPINAS E REGIÃO
O Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Campinas e Região, inscrito no CNPJ/MF sob o n.º 46.106.480/0001-70, registro sindical n.º 006.132.02541-7, por seu presidente abaixo assinado, convoca todos os empregados em estabelecimentos bancários dos bancos públicos e privados, sócios e não sócios, da base territorial deste sindicato, dos municípios de Aguaí, Águas de Lindóia, Águas da Prata, Americana, Amparo, Artur Nogueira, Cabreúva, Campinas, Cosmópolis, Elias Fausto, Engenheiro Coelho, Espírito Santo do Pinhal, Estiva Gerbi, Holambra, Hortolândia, Indaiatuba, Itapira, Itatiba, Jaguariúna, Lindóia, Louveira, Mogi Guaçu, Mogi Mirim, Morungaba, Monte Mor, Monte Alegre do Sul, Nova Odessa, Pedreira, Paulínia, Santo Antonio do Jardim, Santo Antonio de Posse, São João da Boa Vista, Serra Negra, Socorro, Sumaré, Valinhos e Vinhedo, para a assembleia geral extraordinária que se realizará no dia 01 de setembro de 2016, às 18:00h, em primeira convocação, e às 18:30h, em segunda convocação, no endereço da sede do sindicato à Rua Ferreira Penteado, n.º 460, Centro, Campinas-SP, para discussão e deliberação acerca da seguinte ordem do dia:1. Avaliação e deliberação sobre a proposta apresentada pela FENABAN na reunião de 29/08/2016, à minuta de reivindicações entregue em 09/08/2016; 2. Deliberação acerca de paralisação das atividades por prazo indeterminado a partir da 00h00 do dia 06/09/2016.
Campinas, 30 de agosto de 2016.
Ana Stela Alves de Lima
Presidente
30/08/2016
Fenaban propõe reajuste abaixo da inflação.
Assembleia dia 1º vota greve a partir do dia 6