A pauta de reivindicações da Campanha Nacional será debatida e votada em assembleia da categoria, a ser realizada nesta quinta-feira, dia 4, às 18h30, na sede do Sindicato em Campinas. Aprovada na 18ª Conferência Nacional dos Bancários, realizada entre os dias 29 e 31 de julho último no Hotel Holiday Inn Parque Anhembi, em São Paulo, a pauta de reivindicações prevê reajuste de 14,78% (percentual estimado da reposição da inflação registrada no período de setembro de 2015 e agosto de 2016, mais 5% de aumento real). A Campanha será unificada, com mesa única concomitante com os bancos públicos. A entrega da pauta à Fenaban já está marcada: dia 9 deste mês de agosto.
Além do reajuste, a pauta contempla reivindicações sobre os quatro eixos da Campanha (Emprego, Saúde, Segurança e Condições de Trabalho, Remuneração e Estratégia para Organização da Luta); entre elas, PLR de três salários mais parcela fixa (R$ 8.317,90) e adicional de PLR equivalente a 2,2% do lucro líquido (linear); garantia de emprego; fim da terceirização e das metas abusivas; combate ao assédio moral (manutenção do Programa de Prevenção dos Conflitos no Ambiente de Trabalho); regulamentação da remuneração variável; proibição da guarda das chaves e acionadores de alarme pelos funcionários; e melhoria dos planos de saúde dos funcionários, incluindo plano de saúde aos aposentados nas mesmas condições e valores vigentes enquanto ativos.
Mobilização e unidade
Fórum máximo de decisão da categoria, a 18ª Conferência concluiu um amplo processo de debate da pauta entre os meses de junho e julho, incluindo conferências interestaduais e estaduais e consulta nacional. Os bancários da região de Campinas, por exemplo, foram representados por 28 delegados (diretores no Sindicato) na Conferência Interestadual realizada pela Federação dos Bancários de SP e MS, nos dias 30 de junho e 1º de julho, em Itanhaém.
Com a pauta definida, inicia-se uma nova fase da Campanha, com debate nos locais de trabalho e negociação com Fenaban. “A exemplo de anos anteriores, a unidade de ação, com respaldo dos bancários do setores público e privado, será fundamental para manter, ampliar e conquistar direitos”, avalia a presidente do Sindicato, Ana Stela Alves de Lima
Delegados: A 18ª Conferência reuniu 633 delegados (400 homens e 233 mulheres); entre eles, 15 da base do Sindicato de Campinas e Região: Carlos Augusto, Cida, Cristiano, Danilo, Fátima, Gustavo, Hamilton, Jeferson, Lilian, Lourival, Lucinete, Marcelinho, Mauri, Samuel e Stela.
Fotos: Júlio César Costa
————————————————
EDITAL ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA
O Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Campinas e Região, inscrito no CNPJ/MF sob o nº 46.106.480/0001-70, Registro Sindical nº 006.132.02541-7, por seu presidente abaixo assinado, convoca todos os empregados em estabelecimentos bancários dos bancos públicos e privados, sócios e não sócios, da base territorial deste sindicato, dos municípios de Campinas, Aguaí, Águas de Lindóia, Águas da Prata, Americana, Amparo, Artur Nogueira, Cabreúva, Cosmópolis, Elias Fausto, Engenheiro Coelho, Espírito Santo do Pinhal, Estiva Gerbi, Holambra, Hortolândia, Indaiatuba, Itapira, Itatiba, Jaguariúna, Lindóia, Louveira, Mogi Guaçu, Mogi Mirim, Morungaba, Monte Mor, Monte Alegre do Sul, Nova Odessa, Pedreira, Paulínia, Santo Antonio do Jardim, Santo Antonio de Posse, São João da Boa Vista, Serra Negra, Socorro, Sumaré, Valinhos e Vinhedo, para a assembleia geral extraordinária que se realizará no dia 04 de agosto de 2016, às 18h00, em primeira convocação, e às 18h30, em segunda convocação, no endereço da sede do Sindicato à Rua Ferreira Penteado, nº 460, Centro, Campinas/SP, para discussão e deliberação acerca da seguinte ordem do dia: 1. Autorizar à diretoria para realizar negociações coletivas, celebrar Convenção Coletiva de Trabalho, Convenções/Acordos Coletivos Aditivos, bem como Convenção/Acordos de PLR e, frustradas as negociações, defender- se e/ou instaurar dissídio coletivo de trabalho, bem como delegar poderes para tanto; 2. Deliberar sobre aprovação da minuta de pré-acordo de negociação e minuta de reivindicações da categoria bancária, data base 1º de setembro, definida na 18ª Conferência Nacional dos Bancários; 3. Deliberar sobre desconto a ser feito nos salários dos empregados em razão da contratação a ser realizada; 4. Outros assuntos de interesse da categoria profissional.
Campinas, 01 de agosto de 2016
Ana Stela Alves de Lima
Presidente
02/08/2016
Assembleia dia 4 debate e vota pauta de reivindicações da Campanha. Às 18h30
Campanha 2016