Em plenária final da 18ª Conferência Nacional dos Bancários, encerrada no início da tarde deste domingo (31) no Hotel Holiday Inn Parque Anhembi, em São Paulo, a maioria dos 633 delegados (15 da base do Sindicato) aprovou a pauta de reivindicações da categoria, que prevê a reposição da inflação registrada no período de setembro de 2015 e agosto de 2016, mais 5% de aumento real.
Além do reajuste, a 18ª Conferência aprovou as reivindicações sobre os quatro eixos da Campanha (Emprego, Saúde, Segurança e Condições de Trabalho, Remuneração e Estratégia para Organização da Luta); entre elas, PLR de três salários mais parcela fixa e adicional de 2,2% do lucro líquido (linear); garantia de emprego, fim da terceirização e das metas abusivas, combate ao assédio moral (manutenção do acordo sobre o Programa de Prevenção dos Conflitos no Ambiente de Trabalho) e regulamentação da remuneração variável. A Conferência aprovou também melhoria nos planos de saúde dos funcionários, incluindo plano de saúde aos aposentados nas mesmas condições e valores vigentes enquanto ativos. E mais: campanha unificada e manutenção do formato de negociação; ou seja, mesa única, concomitante com os bancos públicos.
Mobilização e unidade
Fórum máximo de decisão da categoria, a 18ª Conferência concluiu um amplo processo de debate da pauta entre os meses de junho e julho, incluindo conferências interestaduais e estaduais e Consulta nacional. Os bancários da região de Campinas, por exemplo, foram representados por 28 delegados (diretores no Sindicato) na Conferência Interestadual realizada pela Federação dos Bancários de SP e MS, nos dias 30 de junho e 1º de julho, em Itanhaém.
Com a pauta definida, inicia-se uma nova fase da Campanha, com debate nos locais de trabalho, assembleia e negociação com Fenaban. “A exemplo de anos anteriores, a unidade de ação, com respaldo dos bancários do setores público e privado, será fundamental para manter, ampliar e conquistar direitos”, avalia a presidente do Sindicato, Ana Stela Alves de Lima
Delegados: A 18ª Conferência reuniu durante três dias (29, 30 e 31 de julho) 633 delegados (400 homens e 233 mulheres); entre eles, 15 da base do Sindicato de Campinas e Região: Carlos Augusto, Cida, Cristiano, Danilo, Fátima, Gustavo, Hamilton, Jeferson, Lilian, Lourival, Lucinete, Marcelinho, Mauri, Samuel e Stela.
Assembleia dia 4
O Sindicato realiza nesta quinta-feira, dia 4 de agosto, assembleia para referendar a pauta de reivindicações aprovada pels 18ª Conferência; às 18h30 na sede em Campinas. O Comando Nacional dos Bancários entrega a pauta à Fenaban no próximo dia 9.
Fotos: Júlio César Costa