Contra a RH 184
Contra a extinção da função de Caixa
Pela manutenção do adicional de insalubridade para avaliadores de penhor
Os empregados da Caixa Federal realizam nesta quarta-feira, 3 de agosto, Dia de Luta contra a RH 184, contra a extinção da função de caixa e pela manutenção do adicional de insalubridade para os avaliadores de penhor. O Sindicato orienta que todos os empregados usem roupas e acessórios de cor preta em sinal de unidade e protesto contra as recentes medidas adotadas pela Caixa Federal, que resultaram em insatisfação e temor. O uso da cor preta foi definido encontro aberto realizado ontem (28), na sede do Sindicato, em conjunto com a Associação dos Gestores da Caixa Ecônomica Federal (Agecef). Cabe registrar que o encontro contou com a participação da presidente da Agecef Campinas, Ataíce Bergamin, do presidente da Fenag (Federação Nacional das Agecefs), Nilson Moura Junior e do vice-presidente da Agecef Interior, Pedro Sérgio dos Santos Barbosa. Inclusive os representantes das Agecefs e Fenag se comprometeram em participar ativamente do Dia de Luta.
RH 184: A nova versão do RH traz diversos retrocessos para os empregados. Além de extinguir a Função Gratificada de Caixa, acaba com a incorporação da Função Gratificada após 10 anos de exercício, criando o instrumento “Dispensa Motivada”, em que o empregado pode ser destituído da sua função sem processo disciplinar por decisão do seu gestor imediato, sem direito a incorporar a remuneração. Esse direito garantido pela CLT só será aplicado com a autorização da Diretoria da Caixa. Como disse o diretor do Sindicato Gabriel Musso, “na prática, estas medidas extinguem a incorporação da Função Gratificada, criando um rito sumário para a punição de empregados sem direito de ampla defesa. Além de ilegal, é imoral!”.
Insalubridade: No último dia 5 a Caixa Federal anunciou que iria cortar o pagamento do adicional de insalubridade para os avaliadores de penhor a partir deste mês de julho. Em reunião com os sindicatos no último dia 12 recuou e concordou em manter neste mês; uma semana depois novo recuo: o adicional será pago por 90 dias (até setembro). “clique”
Fim do caixa: A Caixa Federal extinguiu a função de caixa; ou seja, quem está fica e, a partir de agora, nenhum empregado será designado para a função.
Avaliação: Para o diretor do Sindicato, Gabriel Musso, o Dia de Luta foca em três recentes maldades aplicadas pela diretoria da Caixa Federal e se transforma no pontapé inicial da Campanha 2016.