Reunidos em Encontros Nacionais dos Bancos Privados (Itaú, Bradesco, HSBC e Mercantil do Brasil), realizados na semana passada em São Paulo (dias 7 e 8), dirigentes sindicais definiram as reivindicações específicas.
Itaú
Prioridades
Emprego: fim das demissões e mais contratações; fim da terceirização; número mínimo de funcionários e caixas por agência; combate ao desvio de função; reativação da Central de Realocação de Funcionários; cumprimento da Convenção 158 da OIT, que proíbe demissões desmotivadas; cumprimento da jornada de trabalho de 6 horas; e criação de dois turnos de trabalho para agências de horário estendido.
Remuneração: ampliação do valor da PCR (Participação Complementar nos Resultados); discussão com os sindicatos sobre o AGIR (Programa de Ação Gerencial Itaú Resultados); pagamento proporcional da PR, PLR e Adicional aos funcionários desligados, conforme legislação; pagamento de auxílio educação integral e ampliação para mestrado; participação dos sindicatos na elaboração de um PCS (Plano de Cargos e Salários) para todos; previdência complementar para todos; vale cultura para todos; e discussão sobre parcelamento do pagamento das férias.
Saúde, condições de trabalho, e igualdade de oportunidades: cumprimento da emissão da CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho); implementação da cláusula 58 da CCT (melhoria das relações de trabalho); combate ao assédio moral; fim das metas abusivas; participação do movimento sindical no PCMSO (Programa de Controle Médico em Saúde Ocupacional); parcelamento mensal e não o desconto total do débito referente a benefícios previdenciários; novo programa de retorno ao trabalho com participação sindical; cumprimento da cota de PCD por região e apresentação de relatório sobre contratações.
Segurança: mais segurança nas agências; abertura e fechamento das agências por controle remoto; aumento do número de vigilantes; e adoção do projeto-piloto de segurança em todas as agências.
Diretores participantes: Mauri Sérgio e Cézar Paixão
Bradesco
Prioridades: emprego; bolsa de estudo; adiantamento de férias; plano de cargos e salários; remuneração total; segurança bancária; plano de saúde e seguro saúde; fim do assédio moral e metas abusivas; e promoção. Inclusive a pauta específica foi entregue ao Bradesco no último dia 9 (leia matéria na primeira página).
Diretores participantes: Lourival Rodrigues e Gustavo Frias.
HSBC
Prioridades: garantia de emprego (o Cade aprovou compra do Banco inglês pelo Bradesco, veja matéria na página 3) e manutenção de conquistas específicas, como a bolsa de estudo, o parcelamento de férias e planos de saúde.
Diretor participante: Danilo
Mercantil do Brasil
Prioridades: garantia de emprego, mais contratação; criação e implementação de Plano de Carreira, Cargos e Salários; melhorias no plano de saúde (sem custo adicional a inclusão de cônjuge e filhos maiores de 18 anos; garantia na aposentadoria; direito de escolha de operadora, etc); fim do assédio moral e das metas abusivas; e mais segurança.
Diretora participante: Cida
Foto: Júlio César Costa
15/06/2016
Bancos privados: definidas reivindicações específicas
Campanha 2016