O Dia Nacional de Luta em Defesa do Emprego no Bradesco (25 de maio) foi marcado, em Campinas, com ato em frente ao prédio da agência Centro e Departamentos. Durante a manifestação, que teve início por volta das 8h30, os diretores do Sindicato debateram com vários funcionários as recentes demissões, principalmente as ocorridas nos últimos doze meses. De janeiro a março deste ano, o Bradesco cortou 1.466 postos de trabalho em todo o país; no mesmo período do ano passado, foram cortados 544 postos de trabalho. Em termos percentuais, um aumento de praticamente 170%.
Já no período de um ano, de março de 2015 a março deste ano, o Bradesco cortou 3.581 postos de trabalho. A lucratividade, mesmo numa economia em recessão, continua em patamar elevado. No primeiro trimestre deste ano o lucro líquido do Bradesco atingiu R$ 4.113 bilhões, queda de 3,8% em relação ao mesmo período do ano passado.
Rodada de negociação
No mesmo dia 25 ocorreu rodada de negociação entre os sindicatos e o Bradesco; o principal ponto da pauta foram as demissões. Apesar de expressivo número de postos de trabalho fechados, o Bradesco negou demissões em massa ou reestruturação; trata-se de “rotatividade natural”. A próxima rodada será realizada no dia 9 de junho; um dia após o encerramento do Encontro Nacional dos Funcionários do Bradesco que, nos dias 7 e 8, irá definir a pauta específica. “Diante dos números de demissões, o Bradesco assumiu compromisso em apresentar detalhes das demissões na rodada deste dia 9”, destaca o diretor do Sindicato, Lourival Rodrigues, que participou da negociação.
Fotos: Júlio César Costa
27/05/2016
Sindicato debate emprego durante ato no Bradesco
Mobilização