Reunidos em mesa de negociação permanente no último dia 5, a Comissão de Empresa dos Funcionários e o Banco do Brasil debateram os impactos do modelo de atendimento digital na vida dos funcionários. Os dirigentes sindicais cobraram informações sobre a possível redução nas carteiras de clientes e detalhamento da migração de funcionários e agências para o atendimento digital. A diretora do Sindicato, Deborah Negrão de Campos, participou da mesa.
Implantação não prevê redução de quadro
O Banco do Brasil afirmou que não faz parte do novo modelo a redução do número de funcionários na implantação do modelo digital. A principal mudança se apresenta na forma de atendimento ao cliente. O novo modelo prevê a migração de carteiras para o atendimento digital, mantendo o quadro local da praça envolvida que não sofre redução. E mais: esse novo modelo, segundo o Banco, não impacta a agência no que se refere à função do gerente de relacionamento. Inclusive, o BB se comprometeu em melhorar a comunicação interna para evitar informações que causem apreensão aos funcionários envolvidos no processo de migração.
A Comissão de Empresa manifestou preocupação com o aumento nos orçamentos (metas) tanto das novas carteiras, quanto das agências que tiveram carteiras migradas, e que não foi diminuída a meta proporcionalmente à redução de clientes. O Banco informou que o orçamento tem uma fase de ajustes pela migração, mas que iria verificar a situação dos locais onde foi implantado o modelo e avaliar a reivindicação.
Para a diretora do Sindicato, Deborah Negrão de Campos, “os pontos que levantamos referentes ao orçamento das carteiras nas agências de origem e destino serão verificados e avaliados pelo BB. Os sindicatos continuam acompanhando de perto o novo modelo, com atenção às novas atividades dos funcionários, tanto no escritório de negócios como nas agências com atendimento presencial”.
No que se refere à segurança dos funcionários que trabalham em horário estendido, o BB informou que em diversas localidades o escritório passou a funcionar em local seguro, com estacionamento, de fácil acesso aos transportes coletivos. “Cabe destacar que essa reivindicação foi apresentada pelo Sindicato de Campinas”, ressalta a diretora Deborah.
Fechamento de agências
O BB tem informado aos funcionários sobre o fechamento de agências em várias regiões do país, principalmente no processo de fusão de uma ou mais agências. Os representantes dos funcionários destacaram que foram fechadas duas agências em Campo Grande e mais duas em Porto Alegre. O Banco do Brasil assegurou que não existe previsão de fechamento de agências em função do modelo digital e os fechamentos citados serão averiguados.
Reestruturação nas Gecoi
Os sindicatos cobraram dados sobre a reestruturação nas Gecoi (Gerências de Controles Internos), onde há previsão de fechamento de três unidades regionais: Florianópolis, Campo Grande e Fortaleza. O BB informou que esse fechamento era esperado, uma vez que há meses não nomeou os gerentes gerais dessas unidades e que haverá ampliação das unidades de recuperação de crédito (Gecor) naquelas cidades, e serão oferecidas vagas na nova estrutura.
Vagas oferecidas reduzem cargos e salários
A restruturação nas Gecoi vai cortar cargos e reduzir salários de funcionários, uma vez que nesta estrutura a maioria que perderá lotação tem cargo de analista e o BB oferece vagas de assistentes, com redução de mais de 40% no salário final.
Reestruturação na REROP
A área de segurança do BB (REROP) passará por nova reestruturação com centralização e fechamento de unidades. Os sindicatos cobraram os dados detalhados do quadro de funcionários, ainda não fornecidos pelo Banco. De novo, haverá dificuldade na alocação dos funcionários que perderão cargos e lotações.
Licença-paternidade
O BB informou que a licença-paternidade não está implantada, pois ainda há que se regulamentar a aplicação da lei, principalmente no que se refere aos benefícios fiscais das empresas que aderirem e que, por se tratar de tema envolvendo todos os Bancos, a Fenaban está analisando uma forma de padronizar a implantação. Fonte: Contraf
Fonte: Contraf
Foto: Guina Ferraz
09/05/2016
Sindicatos e Banco do Brasil debatem impactos do atendimento digital
Sistema financeiro