Reunidos em Encontro Nacional, nos dias 12 e 13 deste mês de abril, em São Paulo, os funcionários do Santander definiram a pauta de reivindicações específicas, visando a renovação do Aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), que vence no próximo dia 31 de agosto. O Santander é o único Banco privado que tem Aditivo nos moldes do Banco do Brasil e Caixa Federal.
Os participantes discutiram em grupos quatro temas: planos de saúde e previdência privada; saúde do trabalhador; emprego e condições de trabalho; e PPRS. Em plenária, foi definida a pauta específica a ser entregue e negociada com o Santander.
Entre as principais reivindicações, garantia de emprego e aperfeiçoamentos nos planos de saúde e previdência complementar. “No que se refere ao emprego, é preciso assegurar melhorias nas cláusulas sobre estabilidade. Quanto ao plano de saúde, um dos temas mais debatidos no Encontro, foi a manutenção na aposentadoria. Cabe destacar que o plano de saúde é uma prioridade para os funcionários, conforme apontou consulta realizada na segunda quinzena de março último, avalia o diretor do Sindicato e representante da Federação dos Bancários de SP e MS na Comissão de Organização dos Empregados (COE), Cristiano Meibach. Segundo ele, o Encontro debateu ainda o retorno dos adoecidos. “É fundamental a efetiva participação dos funcionários para manter e ampliar os direitos, que hoje constam no Aditivo”, ressalta o diretor do Sindicato.
Delegados: A Federação dos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul participou com 12 delegados; dentre eles, quatro representantes da região de Campinas: Cristiano, Patrícia, Stela e Vera.
Fotos: Júlio César Costa